Saturday, September 16, 2006

Procura

Mulheres que falam sobre mulheres. Gosto de estar rodeada de amigas, das cumplicidades que se geram nessas conversas, dos risos e dos abraços, dos pequenos afectos e brincadeiras. Dos pormenores sem importância que se trocam, mas que significam tanto. Mulheres verdadeiras, que se respeitam e admiram. Amigas, portanto, porque era disso que falava.

Quantas vezes me esqueço de como gosto desses momentos e deixo passar semanas sem conversas assim. Depois, um telefonema, uma mensagem, um mail e lembro-me. Quantas vezes me deixo ficar numa ilha, sem qualquer pontão de ligação a esse mundo de risos e cumplicidades, até que os mantimentos se esgotam e tenho de voltar a terra. Quando regresso, digo sempre que devia construir uma ponte e cruzá-la pelo menos uma vez por dia. Mas esqueço-me outra vez e, de despensa cheia, volto à ilha.

Lembro-me de ser pequena e gostar de me deixar ficar no terraço da minha avó, noite quente de Setembro e estrelas cadentes, a ouvir conversas entre velhas mulheres. Espantada com a alegria e as gargalhadas, contente com o à-vontade de uma piada, só a ouvir o que diziam e a desejar um dia ter noites de Setembro assim. Mágicas.

Fui passando por amigas, que o tempo se encarregou de afastar. Ou manter. Procuro cumplicidades, conversas francas de pé-de-orelha. Deixei de ter paciência para cusquices sobre a vizinha do lado ou sobre o casamento do colega de trabalho. Deixei de ter paciência para invejosas e maldicentes. Talvez por isso, uma ilha.

Um dia, disseram-me que procuro uma mãe. Alguém com quem consiga conversar, sorriso nos lábios, alegria no coração, mimos nos tempos de fraqueza, sabedoria para conselhos e respeito. Uma mãe-melhor-amiga, daquelas que não tive.

Enquanto procuro, vou encontrando tantas mulheres.

4 comments:

Nadinha said...

Todos nós procuramos gente que não há.
Talvez em nova Iorque, ou em Kartmandu!

Patricia S said...

Todos nós procuramos gente assim...que existe mesmo aqui ao virar do coração.
Olhar e reconhecer, é este o desafio de todos nós.
E sim! A busca faz sentido. Eu própria, ainda hoje e MUITO HOJE, sou feliz ao lado de alguém que procuro desde sempre.
E sim, tropecei neste encontro.
E sim, reconheço-o enquanto não srgir outra busca.
Amo...

Anonymous said...

Porque pensamos que aquilo que procuramos está sempre bem escondido?

Às vezes, os segredos vagueiam ao nosso lado. Nós é que não vemos. .

Repara bem.

Marília de Dirceu said...

lindo este blog... lindas palavras... de uma sensibilidade sem igual... também estou na mesma procura!
parabéns!